Helicóptero da Nasa Ingenuity
Ingenuity visto em Marte em 7 de abril de 2021 em uma foto tirada pelo rover Perseverance Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS / Folheto IBTimes UK

Agências espaciais como a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) têm tentado encontrar sinais de vida no planeta vermelho e despertaram interesse em uma missão humana a Marte.

A NASA conseguiu enviar cinco veículos robóticos, chamados rovers, para Marte. Esses rovers, chamados Sojourner, Spirit, Opportunity, Curiosity e Perseverance, realizaram diferentes missões para a NASA em momentos diferentes. Eles atuam como geólogos robôs enquanto estão na superfície do planeta.

Atualmente, os rovers Curiosity e Perseverance da NASA estão ativos em Marte, procurando sinais de vida microbiana antiga no Planeta Vermelho. No entanto, o estudo mais recente sugere que mesmo esses robôs avançados podem achar difícil realizar a tarefa.

O estudo, publicado na Nature Communications, foi conduzido por uma equipe de cientistas internacionais liderada por Armando Azua-Bustos, do Centro de Astrobiologia da Espanha.

Os pesquisadores envolvidos no estudo usaram instrumentos como os usados no Curiosity, Perseverance e no rover Rosalind Franklin ExoMars proposto pela Agência Espacial Européia, de acordo com um relatório da Scientific American.

Os instrumentos procuraram por bioassinaturas, moléculas que podem ser usadas como evidência para mostrar a vida passada e presente. O experimento foi conduzido no extremamente árido Deserto do Atacama, nos Andes, devido às suas semelhanças com o ambiente de Marte.

Eles descobriram que os análogos do rover eram incapazes de detectar qualquer matéria orgânica nas rochas da Red Stone. No entanto, alguns conseguiram encontrar aminoácidos depois de tratar as amostras retiradas da região com agentes químicos. O estudo afirma essencialmente que os instrumentos enviados a Marte podem não ser sensíveis o suficiente para detectar sinais de vida no planeta.

"Se você fosse um alienígena vindo para a Terra e pousasse no Deserto do Atacama com instrumentos como os que temos em Marte, poderia dizer que a Terra é desabitada", diz Azua-Bustos. "Se esses instrumentos não são capazes de detectar as coisas que sabemos que estão neste local, como eles vão ver algo em Marte onde nem sabemos o que vamos encontrar?"

As amostras foram retiradas de um delta de rio seco no Deserto do Atacama. A região tem uma geologia semelhante às regiões que estão sendo estudadas em MARS pelos rovers da NASA, e as descobertas deram aos cientistas muito em que pensar.

Ele afirma que um único instrumento não será capaz de fornecer uma imagem abrangente das bioassinaturas presentes em Marte e que uma coleção de análises será necessária para compensar as limitações que os rovers possam ter.

"Nossas análises de instrumentos de teste que estão em ou serão enviados a Marte revelam que, embora a mineralogia da Pedra Vermelha corresponda à detectada por instrumentos terrestres no planeta vermelho, níveis igualmente baixos de compostos orgânicos serão difíceis, se não impossíveis de detectar. em rochas marcianas, dependendo do instrumento e da técnica utilizada", diz o jornal.

"Devemos ser cautelosos ao interpretar a ausência de fortes evidências de vida como evidência de sua ausência", escreveu Carol Stoker, do NASA Ames Research Center, na Califórnia, em um artigo que acompanha o estudo.

A principal missão do rover Perseverance é encontrar sinais de vida microbiana em um planeta distante. Também está testando novas tecnologias que podem ajudar na futura exploração espacial.

Embora se pareça com o rover Curiosity, o rover Perseverance de quase US $ 3 bilhões possui uma coleção de atualizações em relação ao seu antecessor. Vários rovers da NASA têm explorado os territórios inóspitos de Marte em busca de sinais de vida ou evidências de água.

Estudos anteriores revelaram que Marte já foi um planeta "quente" com água em sua superfície, o que pode ter favorecido a vida. As coisas mudaram há cerca de 3,5 bilhões de anos, deixando-o com uma atmosfera rarefeita que fez a água evaporar.