PONTOS CHAVE

• Quarenta e quatro dos novos genes estão associados a defeitos de crescimento em culturas de células
  • Outros três desses 155 genes têm marcadores de DNA associados a doenças
  • Um novo gene associado ao tecido cardíaco humano também foi encontrado pelos pesquisadores

Os humanos modernos parecem bem diferentes de nossos ancestrais hominídeos e completamente irreconhecíveis dos chimpanzés, nosso parente mais próximo. Um novo estudo descobriu que ainda estamos evoluindo, considerando que os pesquisadores encontraram 155 novos genes em nosso DNA.

O estudo, publicado na revista Cell Reports , descobriu que, embora novos genes possam resultar de eventos de duplicação pré-existentes no genoma, esses microgenes foram completamente criados do zero.

"Este projeto começou em 2017 porque eu estava interessado em uma nova evolução genética e em descobrir como esses genes se originam", disse o primeiro autor Nikolaos Vakirlis, cientista do Centro de Pesquisa em Ciências Biomédicas "Alexander Fleming" em Vari, Grécia, conforme PhysOrg . "Ele ficou parado por alguns anos, até que outro estudo foi publicado com alguns dados muito interessantes, permitindo-nos começar este trabalho."

Como esses genes são encontrados apenas em humanos, é obviamente difícil experimentá-los e testá-los.

"Foi muito emocionante trabalhar em algo tão novo", disse o autor sênior Aoife McLysaght, cientista do Trinity College Dublin, segundo a agência. "Quando você começa a entrar nesses pequenos tamanhos de DNA, eles estão realmente no limite do que é interpretável a partir de uma sequência do genoma, e eles estão naquela zona onde é difícil saber se é biologicamente significativo".

No entanto, os cientistas não estão completamente no escuro sobre as funções desses genes.

Quarenta e quatro desses novos genes estão associados a defeitos de crescimento em culturas de células, de acordo com os pesquisadores. Outros três desses 155 genes têm marcadores de DNA associados a doenças que têm links para doenças como distrofia muscular, retinite pigmentosa e síndrome de Alazami, de acordo com a saída.

Além disso, um novo gene associado ao tecido cardíaco humano também foi encontrado pelos pesquisadores. Este gene em particular surgiu em humanos e chimpanzés rapidamente depois que eles divergiram dos gorilas. Este é um exemplo de como um gene pode evoluir rapidamente para se tornar importante para o corpo.

"Será muito interessante em estudos futuros entender o que esses microgenes podem fazer e se eles podem estar diretamente envolvidos em qualquer tipo de doença", disse Vakirlis.

McLysaght tem opiniões semelhantes e acredita que esses genes um dia ganharão destaque nos estudos genéticos.

"É conveniente ignorar esses genes porque são muito difíceis de estudar, mas acho que será cada vez mais reconhecido que eles precisam ser examinados e considerados", disse McLysaght. "Se estivermos certos no que achamos que temos aqui, há muito mais material funcionalmente relevante escondido no genoma humano."

Falando do genoma humano, um novo estudo anunciou recentemente seus planos de realizar o sequenciamento do genoma de 100.000 bebês ao nascer para identificar e agilizar o processo de diagnóstico de mais de 200 doenças genéticas raras.

"Queremos poder dizer aos pais que fizemos o melhor que pudemos para identificar e fazer algo sobre essas doenças que mudam vidas, em tempo hábil, antes que os danos que essas condições podem causar sejam causados", Dr. Richard Scott, diretor médico da Genomics England, de acordo com a SkyNews.

dna-1811955_1920