Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta por pesquisadores no deserto de Gobi, na Mongólia, de acordo com um novo estudo publicado na quinta-feira.

O estudo publicado na Communications Biology disse que a espécie é chamada de Natovenator polydontus. Os pesquisadores acreditam que este dinossauro tinha capacidades de natação diferentes dos outros dinossauros.

"Sua forma corporal sugere que Natovenator era um predador potencialmente capaz de nadar, e o corpo aerodinâmico evoluiu independentemente em linhagens separadas de dinossauros terópodes", diz o estudo.

Como o Natovenator foi encontrado em um deserto, é possível que o dinossauro nadador estivesse em contato com um corpo de água que agora está seco. Os pesquisadores querem encontrar o registro fóssil de possíveis massas de água para encontrar mais espécies.

O novo dinossauro tem uma estrutura corporal semelhante às aves mergulhadoras, o que fez com que os pesquisadores sugerissem que ele também mergulharia na água para pegar comida.

Seu corpo aerodinâmico e a morfologia particular da costela dorsal mostram fortemente que esse dinossauro poderia tê-los usado para se mover pela água com eficiência, de acordo com o estudo.

"O novo espécime inclui um esqueleto bem preservado com várias costelas dorsais articuladas que são orientadas póstero-lateralmente para simplificar o corpo como nas aves de mergulho", disse o estudo.